Imprensa



As Doenças Auto Imunes e Pandemias: o que as pessoas com psoríase e profissionais da saúde precisam saber

Este será o tema do Grande Encontro de Psoríase e Vitiligo.

 

Com o propósito de levar informações atualizadas às pessoas com psoríase, seus familiares e aos profissionais da área de saúde, o Grande Encontro, que acontece há 17 anos consecutivos, de forma presencial, este ano, terá sua primeira edição virtual, em função do coronavírus.

 

Programação

A cerimônia de abertura, terá início às 9h00, será conduzida pelo proponente do Encontro, Vereador Gilberto Natalini, ao lado do dermatologista, Cid Yazigi Sabbag, diretor do Centro Brasileiro de Estudos em Psoríase - CBEP, parceiro desta iniciativa. Autoridades da área de saúde se pronunciarão e na sequência, médicos e profissionais das áreas de enfermagem e fisioterapia, abordarão o tema: as Doenças Auto Imunes e Pandemias: o que as pessoas com psoríase e vitiligo e os profissionais da saúde precisam saber. Há muito que se falar sobre o assunto, principalmente, em tempos de pandemia. O público participará também enviando perguntas pelo chat, para que os especialistas esclareçam as dúvidas sobre as doenças e as formas de tratamentos, em especial neste período de distanciamento social. O Encontro tem seu término programado para às 13h00.

 

Será fornecido certificado (digital) de participação.

 

“Essa iniciativa vem de encontro ao trabalho que venho desenvolvendo por anos em prol da saúde em nosso município. No ano passado mais de 1500 pessoas passaram pela Câmara Municipal, esse ano a tendência é atingir um número ainda maior, uma vez que será virtual. Através desses encontros avançamos muito na cidade de São Paulo, hoje temos alguns Centros de Especialidades em Psoríase, um protocolo elaborado pela Secretaria Municipal de Saúde, material educativo, 2 Leis, entre tantas outras ações. É extremamente gratificante e nos impulsiona a trabalhar cada vez mais em prol dessas pessoas ”, enfatiza Natalini.

 

A Psoríase

A psoríase é uma doença sistêmica que começa na pele e pode atingir vários sistemas e órgãos, exigindo diagnóstico precoce e uma abordagem multidisciplinar coordenada pelo dermatologista. Os mais de 3 milhões de brasileiros com psoríase necessitam de apoio, informação e acesso aos tratamentos de alto custo.

“Nos últimos meses o desconhecimento sobre o coronavírus e o risco iminente de morte em todo mundo, provoca angústia e necessidade de estudos científicos de como agir, especialmente com as pessoas com doenças crônicas e que fazem uso de medicamentos que alteram o sistema imunológico. O Centro Brasileiro de Estudos em Psoríase mantém interação com entidades de pesquisa internacionais e sente o dever de compartilhar informações atualizadas sobre as doenças e também promover a discussão da realidade brasileira com esse 18º.Encontro Municipal de Psoríase e Vitiligo e com outras reuniões virtuais.”, afirma Dr. Cid Yazigi Sabbag, diretor do CBEP.

 

As principais conquistas dos 17 anos de Encontro

 

Lei nº 15.987, PL nº 286/07, de autoria do Vereador Gilberto Natalini, que dispõe sobre o Programa de Apoio às Pessoas com Psoríase.

Lei nº 16.267, de 15 de setembro de 2015, de autoria do vereador Gilberto Natalini, que inclui o Dia Municipal de Atenção à pessoa com Psoríase no calendário oficial da cidade de São Paulo.

Criação de 3 ambulatórios de psoríase e aquisição de 3 máquinas de fototerapia para o PAM Maria Zélia Belenzinho, a UBS Maurice Pate- Penha e a UBS Jd. Ibirapuera, resultados de emendas do Vereador Gilberto Natalini.

Produção de 300.000 cartilhas educativas sobre psoríase.

Criação de um protocolo de psoríase para profissionais da saúde da rede pública municipal, produzido pela Secretaria Municipal de Saúde.

 

 

Serviço

18º Grande Encontro de Psoríase e Vitiligo

22 de Agosto de 2020 (sábado) | 9h00 às 13h00

Evento Virtual – facebook.com/gilbertonataliniSP
Inscrições gratuitas
pelo site www.natalini.com.br

 

Mais informações

Luciana Feldman

Assessora Parlamentar e de Comunicação do Vereador Gilberto Natalini

lucianafeldman@gmail.com

Fone 11 3396 4525/ 99253-8727 – Câmara Municipal de São Paulo






Você sabe que 2% da população mundial tem Psoríase e 1% tem vitiligo?